Sobre a IBEROSTAR

A IBEROSTAR Hotéis & Resorts, divisão hoteleira do Grupo IBEROSTAR, é uma das cadeias de hotéis líder no ranking mundial do setor. Com uma equipe humana de mais de 20.000 pessoas, recebe anualmente uma média de 1.500.000 de hóspedes distribuídos em seus 36.000 apartamentos. 

A RSC no Grupo Iberostar

O Grupo IBEROSTAR entende a Responsabilidade Social Corporativa como um compromisso com a sociedade e o meio ambiente. Possui um modelo de gestão responsável e ético na execução de operações empresariais e nas relações com os interlocutores, independentemente do lugar onde forem realizadas; a finalidade é a de contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e equitativa.

Nossos Princípios

As políticas da RSC do Grupo IBEROSTAR se regem por princípios que podem ser aplicados a todas as empresas do grupo:

  • Boa governança corporativa, entendida como a aplicação de comportamentos éticos em todos os aspectos de direção e gestão da empresa.
  • Inovação permanente, entendida como a permanente preocupação pelo melhoramento de produtos e serviços, de maneira rentável e com respeito pelas pessoas e pelo meio ambiente.
  • Ambiente de trabalho ótimo, favorecendo o desenvolvimento profissional, a igualdade de oportunidades e a pluralidade e diversidade funcional no trabalho.
  • Orientação para a qualidade e a excelência do serviço como forma de agradecer a confiança depositada pelos nossos clientes.
  • Preocupação pelo desenvolvimento econômico humano e social das comunidades onde a empresa está presente.
  • Compromisso firme pela preservação do meio ambiente e pelo respeito da fauna e da flora autóctones em todos os destinos onde operamos, certos de que a economia sustentável é o caminho a seguir.

Grupos de Interesse

Os diferentes grupos de interesse ou coletivos e pessoas que participam das políticas de RSC incentivadas pelo Grupo IBEROSTAR são os seguintes:

  • Accionistas. As accionistas é a impulsora principal da RSC no Grupo IBEROSTAR, como ato voluntário para contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e equitativa, com a empresa como motor desta filosofia.

  • Funcionários. A empresa como tal tem um compromisso com os seus funcionários mediante a promoção e o desenvolvimento de políticas que garantam os princípios de equidade e igualdade de oportunidades e que permitam um desenvolvimento profissional adequado em um ambiente de qualidade e segurança no trabalho.
  • Clientes. A razão de ser principal da atividade econômica do Grupo IBEROSTAR concentra e integra a visão de seus clientes nas políticas de RSC facilitando a sua participação na gestão da empresa e para que as boas práticas existentes redundem em seu próprio benefício.
  • Fornecedores. São uma parte essencial na cadeia de valor, motivo pelo qual a sua integração dentro das políticas de RSC do Grupo IBEROSTAR é fundamental para garantir o bom andamento das mesmas e uma eficiente divulgação e sensibilização em matéria de RSC.
  • Sociedade. As políticas de RSC do Grupo IBEROSTAR estão dirigidas a desenvolver uma sociedade mais justa e equitativa, onde a cooperação com as administrações públicas, os agentes sociais e as entidades com fins sociais é fundamental na promoção da RSC.

Adesão a Acordos e Convênios pela RSC

  • As políticas do Grupo IBEROSTAR se baseiam nas iniciativas dos organismos internacionais e internacionais em matéria de RSC. Em 16 de setembro de 2011, o Grupo IBEROSTAR assinou a adesão ao Código Ético Mundial para o Turismo da OMT e ao Código de Conduta ECPAT para a proteção das crianças contra a exploração sexual no turismo.
  • O Código Ético Mundial para o Turismo da OMT é uma iniciativa internacional proposta pela Organização Mundial do Turismo com o objetivo de obter um compromisso voluntário das entidades dentro de um âmbito de referência global para o turismo responsável e sustentável, por meio do estabelecimento de seus princípios básicos. Para maior informação http://www2.unwto.org/en
  • O Código de Conduta ECPAT para a proteção das crianças contra a exploração sexual no turismo é um instrumento de auto-regulação e de responsabilidade social corporativa que reforça a proteção das crianças e adolescentes frente à exploração sexual em viagens e turismo, promovido pela ECPAT (End Child Prostitution, Child Pornography and Trafficking of Children for Sexual Purposes) e pela OMT. Para maior informação http://www.thecode.org/